Veja como terminou a rebelião no presídio de Bacabal.



Grande rebelião aconteceu na Unidade Prisional de Bacabal, os presos iniciaram um tumulto no início da tarde do último domingo, dia 19. De acordo com as forças de segurança local, os motivos do levante foi insatisfação contra o diretor do presídio e contra a forma como a unidade vem sendo administrada. 

tudo teria começado com dois detentos, identificados como "Pezão" e "Mochel", que estariam se relacionando amorosamente. Os demais começaram a ficar revoltados pelo diretor permitir isso na unidade, uma vez que os faccionados não gostam dessa conduta. Os dois foram agredidos pelos demais detentos na rebelião. Em conversa com a imprensa local, Pezão e Mochel negaram qualquer envolvimento amoroso.

Cerca de 100 custodiados, alguns portando armas brancas, participaram do motim; o comando do 15º BPM de Bacabal negociou o término da rebelião. PMs dos Batalhões de Lago da Pedra, São Mateus, Barra do Corda, Caxias e de São Luís, reforçaram a operação de contenção dos amotinados.

Líderes da rebelião no Pronto Socorro Municipal.


Para evitar fugas equipes do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) entrou na unidade prisional para tentar controlar a situação, com suporte do Centro Tático Aéreo e de homens do COSAR.

Após algumas horas de intervenção, o princípio de rebelião foi controlado por um trabalho conjunto da Polícia Militar e Polícia Penal. Os reféns foram liberados; alguns presos ficaram feridos e não há registros de mortes.


Ao todo, cinco detentos foram parar na delegacia por comandarem a rebelião. Eles foram identificados como, Capetinha, Adrian, Lucas, José, João e Tenilson. Eles passaram por exame de corpo de delito e depois foram levados para interrogatório na Delegacia Regional de Bacabal.  Até o momento, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) não se manifestou sobre o caso.

Pezão

Mochel

Imagens da operação no lado externo do presídio










Comentários