Governo abre mais de 300 vagas de acesso aos IEMAs e fortalece compromisso pela alfabetização na idade certa




 O Governo do Maranhão lançou três editais direcionados à educação e deu posse aos membros do Comitê Estratégico Estadual do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). 

O governador Carlos Brandão ressaltou os investimentos realizados pela gestão estadual, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), para dar mais oportunidades aos jovens.

“O ato de hoje gera oportunidade para essas pessoas que têm talento e vontade de desenvolver a atividade em audiovisual, teatro e idiomas. Com isso, abrimos portas para eles estudarem e terem um futuro garantido”, declarou o governador Carlos Brandão.

Os editais trazem 287 vagas para o curso de formação inicial e continuada (FIC) em Língua Estrangeira no Iema Vocacional Idiomas, 25 vagas para o curso técnico de Teatro no Centro de Ensino Profissionalizante de Artes Cênicas do Maranhão (Cacem) e 40 vagas para o curso técnico de Produção de Áudio e Vídeo no Iema Vocacional Escola de Cinema.

“Daremos oportunidade de qualificação profissional para jovens a partir de 17 anos. Esse é um compromisso do Governo do Estado, do governador Carlos Brandão, do vice-governador e secretário [de Educação] Felipe Camarão e do Iema. Todo mundo fortalecendo a educação no estado”, explicou a diretora-geral do Iema, Criciele Muniz.

A supervisora da Escola de Cinema, Rafaela Gonçalves, ressaltou a importância das 40 vagas abertas no Iema para o curso técnico de Produção de Áudio e Vídeo. “É um edital muito importante e aguardado pela cadeia cinematográfica. Já faz muito tempo que não temos esse edital, pois passamos pelo momento de pandemia. Agora vamos colocar novos técnicos de áudio e vídeo no mercado que está despontando no Maranhão”, frisou.

Representante da turma de Teatro do Cacem, a estudante Rosângela Rocha Ferreira destacou a importância da instituição para os artistas.
 
“Eu já vinha fazendo trabalhos como artista na área da dança e do teatro, mas queria ter a oportunidade de aprofundar os meus conhecimentos, ter contato com as pessoas do meio e aprimorar o meu trabalho. Meu sentimento é só de gratidão por termos uma escola que abraça seus artistas e que abraça sonhos”, afirmou.

Também esteve presente na solenidade o supervisor de Artes Cênicas do Cacem, Waldemir Nascimento; a diretora adjunta do Iema Idiomas, Tayane Soares; além de várias outras autoridades.

Criança Alfabetizada


Durante a solenidade, também foi realizada a posse dos membros do Comitê Estratégico Estadual do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). O subsecretário de Estado da Educação, Anderson Lindoso, destacou que o comitê vai interagir com os municípios para garantir que a alfabetização de crianças ocorra na idade correta.

“O Comitê Estratégico visa acompanhar junto às escolas municipais e às secretarias municipais de Educação a alfabetização das crianças em idade escolar, para que todas saiam alfabetizadas do 2º ano do Ensino Fundamental com as habilidades de leitura e de interpretação de textos adequadas. Assim elas poderão avançar na educação e desenvolver outras competências e habilidades”, frisou Anderson Lindoso.

Entre os membros que tomaram posse no Comitê Estratégico Estadual está João Paulo Lima, que definiu a união de esforços pela educação como um ato renovador de esperança.

“Estou muito feliz com a posse no Comitê e tenho grandes expectativas para a construção de uma política pública colaborativa em prol da alfabetização de todas as crianças. Em âmbito estadual esse comitê tem como função coordenar as ações que a Seduc, a Undime e outras instituições que colaboram com o Pacto pela Aprendizagem vão desenvolver em 2024 e nos anos subsequente”, informou.

Sobre o CNCA


O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) é desenvolvido pelo Governo Federal em parceria com estados e municípios para garantir o direito à alfabetização de todas as crianças.
A meta é assegurar que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas no tempo adequado, ao final do 2° ano do Ensino Fundamental, e promover a recomposição das aprendizagens para crianças do 3°, 4° e 5° ano do Ensino Fundamental afetadas pela pandemia.

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