RESISTÊNCIA: Chá com prosa, relebra histórias de moradores do Bom Fim

Com o objetivo de resgatar a história dos moradores e remanescentes da Colônia do Bom Fim, o grupo Amigos do Bom Fim, realizou mais um Encontro Chá com Prosa, na tarde deste sábado (09/12). Como tradicionalmente, ocorre, o evento que está em sua quinta edição, acontece na paróquia São José do 

Flávio Serafim Lisboa, remanescente, 54 anos de Colônia


Bom Fim e reúne moradores da Colônia e simpatizantes, de outros bairros da área Itaqui-Bacanga como também de São Luís.

A Colônia do Bonfim é um antigo hospital, estilo colônia, localizado na Ponta do Bom Fim, na capital maranhense. Atualmente, Hospital Aquiles Lisboa, especializado no tratamento dos portadores de hanseníase, uma herança que hoje é referência para todo o estado, no tratamento de todas as doenças da pele.

É durante essas reuniões que os moradores relembram suas histórias e de suas famílias, momentos marcantes para as famílias. Mas também elas aproveitam a oportunidade para reivindicar aos poderes e autoridades mais atenção para com a antiga Colônia e seus problemas internos, que existem e são muitos. Mas não para abater uma gente acostumada a resistir, essa é a palavra que move as pessoas por lá. Resistir ainda é a única saída para elas.


"A festa do Bom Fim sepre,  é motivo de muita alegria pra nós, porque faz-nos lembrar,  restautar lebranças de que a gente ainda está vivo", disse seu Flávio Serafim.


O sorridente, representante da comunidade, ele conta que chegou aos 16 anos,  casou-se, separou. Mas hoje tem uma vida tranquila na colônia. Alegre, e muito comunicativo, ele conseguiu vencer a doença.


Confira mais no vídeo.

Comentários