Primeira semana de Hip Hop Preto Ghóez



Indicamos a criação do Projeto de Lei nº 97/21 no ano passado (2021), que visa instituir no calendário de São Luís a Semana Municipal de Hip Hop Preto Ghóez, em homenagem ao artista maranhense que se tornou referência no cenário do Hip Hop estadual e nacional. O projeto já foi votado e aprovado pela Câmara Municipal de São Luís, mas até o momento não foi assinado pelo atual prefeito da capital.

Sendo assim, reunimos com alguns representantes da cena do hip hop na capital que formaram uma comissão para realização do evento neste ano, até como forma de manifestação e para cobrar que o projeto seja sancionado e reconhecido o quanto antes.

“Nosso objetivo com a Semana do Hip Hop, além de homenagear esse artista único do nosso estado, é dar visibilidade e, sobretudo, reconhecer um movimento que está extremamente fortalecido nas periferias de São Luís”. O Hip Hop é uma cultura genuína, porque nasce da resistência de seu povo, e, por isso, a Semana Preto Ghóez vem para incentivar ainda mais essa cultura da periferia da capital”, afirmou o nosso covereador Eni Ribeiro.

A semana acontecerá neste mês de 23 a 27 e a programação contará com oficinas de Hip Hop nas escolas, encontro de graffiti, roda de break, batalhas de rimas e b-boys, terá também alguns shows dos DJ’s Nelson e Gaby, dos MC’s Gugs, Hads, Marco Gabriel, Alcino e nacionais como Nego Gallo (Fortaleza – CE), Gog (Brasília – DF) e uma apresentação super especial do Clã Nordestino. Toda a programação terá a entrada gratuita.

Conversamos com Negro Lamar, participante da comissão que falou sobre a importância da criação da lei municipal que estabelece a semana de Hip Hop Preto Ghóez.

“A lei proporciona que possamos unir durante a semana vários elementos do Hip Hop, debates sobre a cultura Hip Hop em uma perspectiva de falar de políticas públicas para este setor. A importância para o cenário cultural é grandiosa, além de homenagear um dos maiores ativistas e artistas da cultura Hip Hop.”
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA SEMANA: Dia 23 /11

Solenidade de abertura com homenagem a Preto Ghóez.

Local: Palácio dos Leões.

Oficinas de bboy e palestra sobre hip-hop nas escolas

Palestrante: Adunias Bispo da Luz . Dia 24/11/2022

Abertura com show DJ Gabi a partir das 18h

Batalha de Rima

Show Gugs

Show Nego Gallo

Encerramento com entrega de premiação batalha de rima

Local: Praça das Mercês-CentroDia 25/11/2022

Abertura com show Fyp Jae a partir das 18h

Batalha de B.boys

Show da MC Alcino

Show Hades

Encerramento com entrega do prêmio da Batalha de b.boys

Local: Praça das Mercês-CentroDia 26/11/2022

Encontro de Graffiti Preto Ghoes- A partir das 8h

Local: Colégio Liceu Maranhense

Noite de encerramento da semana

Abertura com show DJ Nelson a partir das 19h

Show Marco Gabriel

Roda de Break

Show Clã Nordestino

Show de encerramento Gog

Local: Praça das Mêrces – Centro
SAIBA MAIS SOBRE PRETO GHÓEZ:

Márcio Vicente Góes, o Preto Ghóez, nascido em São Luís, em 08 de outubro de 1971, ativista cultural, foi um dos coordenadores do Movimento Organizado de Hip Hop do Brasil, construiu todo seu legado a partir do Hip Hop.

O Preto Ghóez iniciou sua atuação influenciado pelas músicas dos Racionais MC’s e pela biografia de Malcolm X (com cujo nome batizou seu filho). Na sua militância, participou de movimentos e grupos como Quilombo Urbano, Skina, Milícia Neopalmarina, criou o Favelafro, foi vocalista de um dos maiores grupos de rap do Brasil, o Clã Nordestino, idealizou em parceria com o MinC o projeto “Fome de Livro na Quebrada”, autor do livro “A Sociedade do Código de Barras – O Mundo dos Mesmos”. Uma das suas últimas iniciativas, foi a participação em uma reunião com Lula e outras expressões do Hip Hop.

Faleceu aos 33 anos após um acidente de trânsito em Itajaí – Santa Catarina, em 10 de setembro de 2004. E foi homenageado pelo Ministério da Cultura em 2010, através do Prêmio Cultura Hip Hop – Edição Preto Ghóez, uma premiação inédita no país.


ASCOM 

Comentários