Viagens canceladas tem sido alvo de reclamação dos usuários da Uber e 99. (Foto: Reprodução) |
Quem usa aplicativos de transporte, como Uber e 99, provavelmente já passou por algum problema para conseguir uma corrida. Nos últimos meses, tem se tornado comum passar por uma série de cancelamentos antes de conseguir, de fato, uma viagem.
Analisando as diversas reclamações dos usuários, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) pediu que as empresas responsáveis pelos aplicativos prestem esclarecimentos sobre as políticas de cancelamento de corridas.
O órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) também quer que a Uber e a 99 esclareçam se os motoristas que cometem irregularidades passam por algum tipo de punição. Além disso, as companhias terão que explicar como funcionam seus canais de reclamação.
Reclamações e explicações
A Senacon disse que vem acompanhado uma grande alta no número de reclamações sobre cobranças indevidas, não obtenção do reembolso e não fornecimento de serviço pelas empresas de transporte.
“Com a apuração, pretendemos esclarecer eventuais infrações ao Código de Defesa do Consumidor. Constatadas irregularidades, as devidas providências serão tomadas”, disse o ministro da Justiça, Anderson Torres.
As empresas possuem um prazo de até 10 dias para responder às solicitações da Senacon. A 99 ainda não se pronunciou sobre as solicitações do órgão. Já a Uber apontou que seus motoristas parceiros têm liberdade para cancelar as corridas, mas a atitude em excesso pode ferir as políticas da plataforma.
A empresa ainda disse que possui uma equipe para analisar estes casos e que vai responder as exigências da Senacon.
Fonte: Oimparcial
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