Arraial na Prefs tem mais um sábado de diversidade de atrações que encantaram público no Centro Histórico de São Luís



Mais um fim de semana de muita festa junina com a segunda edição do "Arraial na Prefs" promovido pela Prefeitura de São Luís. A noite deste sábado (16), em frente à sede do Executivo Municipal, lotou a Praça Pedro II de ludovicenses e turistas, e vai seguir até o dia 30 de julho.


“Tem sido maravilhoso ver todos os maranhenses e turistas que visitam nossa ilha aproveitando essa festa linda que fizemos questão de prolongar por todos os sábados do mês de julho, época de férias e de grande momento do turismo em São Luís. É uma festa feita com muito carinho e com toda estrutura e segurança para todos desfrutarem com muita alegria e tranquilidade do melhor do nosso São João”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

Seis atrações passaram pelo palco com ritmos, danças e coreografias variadas. E quem deu início às apresentações foi o Tambor de Crioula de Santa Fé, que em seguida deu a vez para o Baile de Caixa e os Bois de Nina Rodrigues, Oriente, Upaon-Açu e Boi de Maracanã, abrilhantarem a noite.

O secretário municipal de Cultura, Marco Duailibe, lembrou de toda a segurança e cuidado com a população que está prestigiando a festa, e da atenção especial com os idosos e as pessoas com deficiência que tiveram um espaço exclusivo em frente ao palco para aproveitar as atrações com conforto e segurança.

“O prefeito Eduardo Braide, preocupado com a acessibilidade, pensou em um espaço exclusivo para os idosos e para as pessoas com deficiência terem uma experiência plena, que garante além da segurança, a oportunidade destas pessoas de desfrutar de perto toda a beleza do nosso São João e o melhor da cultura de São Luís”, disse.

Quem aproveitou de perto todas as atrações no espaço reservado foram as aposentadas, Ana Rita, 72 anos, junto da Maria Liana, 76 anos, ambas de Teresina (PI), mas que têm parentes morando em São Luís. Elas falaram da alegria e do conforto de assistir todas as apresentações juninas sentadas pertinho do palco. “Maravilhoso este espaço e está tudo lindo. O São João de São Luís é uma maravilha e estamos aproveitando cada uma das apresentações, uma mais bonita que a outra”, enalteceu Ana Rita.

“Já conheço o Boi de Nina Rodrigues e hoje é a atração que eu mais quero ver. Está tudo lindo e a prefeitura está de parabéns pela organização”, disse empolgada Maria Liana.



Quem também veio de outro estado exclusivamente para apreciar a cultura de São Luís foi a professora paraense Gisa Tavares, 60 anos, que está aproveitando as férias ao lado de mais oito amigas, em uma excursão que veio de Belém (PA).

“Somos todos de Belém do Pará e viemos passar as férias aqui em São Luís, que é uma cidade maravilhosa, os pontos turísticos também são nota dez, o Centro Histórico é lindo e o São João do Maranhão é diferenciado. Estamos amando absolutamente tudo”, declarou.

Geração de emprego e renda


O “Arraial na Prefs”, assim como todos os eventos juninos promovidos pela Prefeitura, garantem sustento para pais e mães de família, que veem uma oportunidade de ganhar um dinheiro extra com vendas de salgados, doces, pipocas, brinquedos, artigos turísticos e outros produtos. É o caso da vendedora de Donuts, Adriana Rodrigues, 36 anos, que tem dois filhos, e junto do marido coloca comida na mesa, graças às vendas dos bolos caseiros que produz em casa.

“Eu tenho dois filhos e as vendas me ajudam a levar alimento para dentro de casa, e desde que o São João começou aqui em frente à prefeitura eu comecei vender os Donuts [pequeno bolo em formato de rosca, popular nos Estados Unidos, com recheio e cobertura de vários sabores], e isso tem me ajudado muito, já que o movimento é bom e eu sempre consigo vender todos”, comemorou a vendedora.

Prestigiaram esta edição do “Arraial na Prefs” a vice-prefeita, Esmênia Miranda; e os secretários municipais Igor Almeida (Secom), Liviomar Macatrão (Semapa), Simão Cirineu (Seplan) e Diego Rodrigues (Semad); o adjunto Henrique Almeida (Secult) e a presidente da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph), Kátia Bogea.



A festa também teve as presenças das equipes da Guarda Municipal, Bombeiros Civis, Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Polícia Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Blitz Urbana, bem como de equipes do Consultório na Rua e agentes de limpeza, que garantiram o máximo conforto e segurança para todos os maranhenses e turistas que prestigiaram o Arraial.

Programação

O “Arraial na Prefs” começou no dia 9 de julho e traz na programação uma diversidade de atrações culturais. A Prefeitura realizará, ainda, mais duas edições que ocorrerão nos sábados (dias 23 e 30 de julho), no mesmo local, sempre a partir das 18h. Todas as atrações são divulgadas no site e redes sociais oficiais da Prefeitura de São Luís.

Comentários