SMTT intensifica fiscalização do transporte urbano da capital


Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) reforçou os trabalhos de fiscalização e vistoria dos ônibus que integram o sistema de transporte urbano da capital. Todas essas inspeções integram um cronograma de serviços diários executados pela Superintendência de Transportes da SMTT, que engloba, além das ações fiscalizatórias nos pontos finais das linhas, o acompanhamento 24 horas dos ônibus em operação, via GPS, pelo Centro de Controle de Operações (CCO).

“Essas atividades consistem em identificar desvios de rotas e outras situações que infringem as normas de circulação dentro da capital”, destacou o secretário Cláudio Ribeiro.

As ações de fiscalização e vistoria iniciam na madrugada e seguem durante todo o dia em horários e pontos estratégicos. Os fiscais da Secretaria verificam as condições físicas e de logística dos ônibus, o funcionamento dos elevadores, a manutenção geral dos veículos, as condições dos pneus e assentos, limpeza, além de itens de segurança dos ônibus. Os veículos em que forem constatados problemas graves serão substituídos e voltam a circular só quando o problema for solucionado.

No aspecto da logística, são averiguadas questões relacionadas ao cumprimento da rota, quantitativo de ônibus, bem como a obediência do quadro de horários de cada linha. As empresas de transporte urbano têm, por obrigação, cumprir com as medidas contratuais, bem como garantir um serviço eficiente e seguro ao cidadão.

Comentários