SEBASTIÃO SANTOS: A participação popular será a marca do Governo Braide


    Sebastião Santos

“NÃO TEMOS DÚVIDA QUE A PARTICIPAÇÃO POPULAR SERÁ A MARCA DO GOVERNO BRAIDE”.(PODEMOS) – 19

Os últimos 17 anos fui oposição aos prefeitos que administraram a capital maranhense por não ouvirem as comunidades tirando delas os seus anseios que poderiam contribuir via suas sugestões coletivas na construção do desenvolvimento da cidade. Para não generalizar, teve sim algumas poucas exceções por serem aliadas e tidas como cartas marcadas, e quando não, mesmo em regime formal como membros de conselhos, ou seja, Conselheiros de Direitos representantes da sociedade civil, fora os da iniciativa privada, mas os da comunidade na maioria das vezes, suas decisões aprovadas em reuniões de conselhos e lavradas em atas, ainda assim eram atropeladas, um exemplo claro foram os atropelos que muitos Conselheiros de Direitos do CONCID como representantes da comunidade, receberam para que fosse aprovado na marra a nova proposta de Revisão do Plano Diretor, mas graças a pressão da força social e popular com o apoio do MP, essa façanha como crime contra a natureza e à humanidade, não foi possível. Resumindo, nos últimos 17 anos, São Luís sofreu e perdeu muito pela opressão em cima do anseio e da sabedoria popular.

Temos saudade dos velhos tempos quando os gestores agiam por convicções, ouviam sem cartas marcadas as comunidades, ocasiões em que São Luís recebeu o seu Sistema Integrado do Transporte Coletivo, a Zona Rural com o seu Cinturão Verde e os bairros recebendo suas Feiras Livres e não esquecendo o seu importante Orçamento Participativo, o famoso OP. O João Castelo queria muito implementar o modelo das baitas gestões de Jackson Lago “TRABALHO E HONESTIDADE” e de Conceição Andrade “O PODER DO CIDADÃO”, mas lamentavelmente, o velho João Castelo foi induzido por ambiciosos por poder, arrogantes e prepotentes para não ouvir as comunidades, os principais responsáveis por São Luís ter sofrido tanto.

Afirmo com a consciência tranquila que mesmo ainda não ter conseguido o mais sonhado e legitimo MANDATO POPULAR DAS COMUNIDADES em mais uma tentativa nesta eleição de 2020 por não ter sido eleito vereador, não me arrependo de ter repetido junto com minha família, lideranças e amigos, a mesma decisão de 2016, quando no segundo turno apoiamos o Eduardo Braide para prefeito de São Luís.

Nos últimos 17 anos, nenhum prefeito de São Luís no início de sua gestão encaminhou para o poder legislativo logo na 1ª matéria do seu pacote de reforma administrativa, a criação de uma Sub Prefeitura com olhar voltado para a sua Zona Rural com inúmeros desafios a enfrentar, com um olhar especial para os deficientes físicos e para a geração de trabalho e renda por meio de isenção fiscal ao pequeno empresário o permitindo a oportunidade do crescimento do seu empreendimento como porta voz do aquecimento da economia local. Isso é inovação, é política por convicção, é ouvir o anseio popular e é inclusão. Isso é um gesto descentralizador de administrar a máquina pública, é compartilhar, é participação popular e o melhor, é permitir às comunidades ajudarem gerenciar os problemas políticos de sua cidade.

Parabéns PREFEITO EDUARDO BRAIDE, continue assim, é assim que se inicia uma gestão de avanço e de esperança. São Luís será sim transformada numa CIDADE INCLUSIVA. Que Deus lhe abençoe como chefe do nosso poder executivo com toda sua equipe, abençoe nós o povo e essa cidade rumo ao seu desenvolvimento.

Saudação Comunitária,

SEBASTIÃO SANTOS da área Itaqui Bacanga

Comentários