Prefeitura de São Luís mantém apoio para ações de ciclistas na capital

Foto: Divulgação


A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) está desenvolvendo ações destinadas para quem utiliza bicicletas dentro do perímetro urbano da capital, seja como meio de transporte, esporte ou lazer. Além do projeto de implantação de ciclofaixas em alguns pontos da cidade, que já está sendo executado pelo órgão, a SMTT também vai continuar ofertando aos grupos de pedal da cidade apoio à prática esportiva, principalmente no período noturno, garantindo a estrutura do espaço para passeio, demarcados e sinalizados, bem como o acompanhamento dos agentes de trânsito do órgão, durante todo o percurso.

“O nosso objetivo é fomentar na população, novas práticas de mobilidade no trânsito de São Luís, favorecendo melhores condições de trafegabilidade para todos, priorizando a segurança e a integridade física de motoristas, pedestres e ciclistas”, reforçou o secretário da SMTT, Cláudio Ribeiro.

Foto: Divulgação

Para o agente de trânsito Moreira, o apoio dado aos grupos de pedal também garante o cumprimento dos deveres dos ciclistas durante as pedaladas. Segundo ele, quem participa da atividade esportiva precisa evitar determinadas situações que coloquem em risco a segurança dos demais.

“O acompanhamento realizado pelos agentes da SMTT agrega muitos pontos positivos, não só para os ciclistas, mas também para motoristas e pedestres. Durante todo o trajeto, realizamos o bloqueio das rotatórias, cruzamento e saídas de veículos, garantindo as indicações e sinalizações necessárias durante o percurso. São observadas, ainda, práticas básicas que devem ser obedecidas pelos grupos como, por exemplo, o uso de equipamentos de segurança, bem como campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral, dentre outras”, explicou Moreira.

Pensamento semelhante tem o coordenador do grupo Pedal Bike Club, Denes Veloso. “O apoio dos agentes da SMTT é essencial para a garantia de um trânsito e um pedal mais seguro. Os agentes são excelentes no trabalho que fazem e sem o apoio desses profissionais os ciclistas se tornariam mais vulneráveis no trânsito e o risco de acidentes seria maior”, afirmou.

Saiba mais

As solicitações de apoio da SMTT para os eventos promovidos pelos grupos de pedal de São Luís podem ser enviadas para o e-mail sutranssmtt@gmail.com, disponibilizado pela secretaria. No documento, deverá conter as principais informações do circuito como, por exemplo, data, horário, local, quantitativo de pessoas, além do percurso. O prazo para envio é de, no mínimo, 10 dias antes da programação.

Comentários