Pessoas com deficiência em unidades de acolhimento da Prefeitura de São Luís são vacinadas contra Covid-19

Foto: Divulgação

Pessoas com deficiência em unidades de acolhimento mantidas pela Prefeitura de São Luís foram vacinadas na sexta-feira (22) contra a Covid-19. Ao todo, 10 acolhidos na Residência Inclusiva, localizada no Olho d’Água, e três acolhidos na Casa de Acolhida Temporária (CAT), no Filipinho, receberam a primeira dose do imunizante. A Residência Inclusiva é uma unidade de acolhimento da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social voltada para adultos portadores de deficiências físicas, motoras, intelectuais, mentais entre outras.

Atualmente, 10 acolhidos vivem no local, recebendo toda a assistência necessária para o seu desenvolvimento. Os 10 acolhidos foram vacinados esta manhã pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). Júlio da Silva Santos, 46 anos, foi um dos imunizados da Residência Inclusiva. “Finalmente chegou esta vacina tão esperada por todos nós. Eu agradeço muito por agora estar protegido também contra esta doença”, disse.

Foto: Divulgação

Outras três pessoas com deficiência que vivem na Casa de Acolhida Temporária (CAT) também foram vacinadas esta manhã. A CAT tem atualmente 14 internos entre idosos, que já foram vacinados, pessoas com deficiência e pessoas com outras vulnerabilidades e necessidades.

A titular da Semcas, Rosângela Bertoldo, falou sobre a importância da vacinação do público das duas unidades. “O prefeito Eduardo Braide tem como uma das suas políticas principais o atendimento adequado a pessoas com deficiência e outras vulnerabilidades, por isso, no Plano Municipal de Vacinação este público foi incluído como prioritário. Tratam-se de pessoas que têm maior grau de risco, caso contraiam a Covid-19, devido às suas fragilidades. Por isso, é fundamental protegê-los. Além disso, concluímos a vacinação dos nossos idosos das casas de acolhimento, que também são um grupo importante a ser protegido neste momento. Vamos seguir com o acompanhamento deste público para que eles estejam aptos a tomar a segunda dose daqui três semanas”, disse.

Foto: Divulgação

Em São Luís foram vacinados 142 idosos das sete instituições de longa permanência da capital. As duas últimas unidades foram atendidas na manhã desta sexta-feira: a Associação das Senhoras de Caridade de São Vicente de Paulo, no Filipinho; e o Asilo de Mendicidade de São Luís, no São Francisco. Também foram vacinados os idosos acolhidos na Casa Happy São Luís, no Olho d’Água; no Recanto do Aconchego, Olho d’Água; Lar Bela Vida, na Chácara Brasil; Instituição de Longa Permanência para Idosos Solar do Outono, no Conjunto Cohab Anil; e os idosos do Abrigo de Longa Permanência para Idosos (Lar Calábria para Idosos) mantido pela Prefeitura de São Luís, no Olho d’Água.

Comentários