Em entrevista, Braide promete continuar obras em execução: ‘Para mim não interessa quem iniciou a obra, interessa a obra pronta’


O prefeito eleito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos), afirmou que já dará continuidade a todas as obras que estão sendo executadas pela atual gestão do prefeito Edivaldo Holanda:

“Vamos continuar todas as obras que estão em execução”.

Braide falou sobre esse assunto e outros temas em entrevista, nesta segunda-feira (30), ao JM1. Perguntado sobre a sua opinião em relação a atual gestão da cidade, Eduardo afirmou que São Luís pode ter muito mais.

“São Luís é uma cidade que pode ter muito mais cultura, que pode ter mais geração de emprego e renda, que pode ter uma educação de qualidade, uma educação que funcione e é exatamente isso o que vamos fazer a partir do mês que vem”, disse Eduardo.

O candidato eleito disse que se sente pronto para ser prefeito de São Luís e afirma ter acumulado muita experiência nos últimos anos, ocupando os cargos de secretário, gestor, deputado estadual por duas vezes e atualmente deputado federal.

“São Luís tem uma nova fonte de recursos desde o final do ano passado que são os royalties da mineração, para o ano que vem a previsão é que são 60 milhões de reais que serão investidos em obra aqui na nossa cidade. Na área da educação, nós temos o novo Fundeb, que mais que dobrou o dinheiro do Governo Federal e que vai começar a ser repassado também a partir do ano que vem. Isso quer dizer mais recursos para construir creche, mais recursos manter e reformar as nossas escolas, para valorizar os nossos profissionais da educação, além de um crédito que São Luís tem direito de receber do antigo FUNDEF, algo em tornos de 780 milhões de reais. Eu sei o caminho para buscar recursos para a nossa cidade”, afirmou Braide.

O futuro gestor disse que já iniciou o levantamento com os primeiros nomes para fazer parte da equipe de transição. Afirmou ainda que o atual prefeito Edvaldo se colocou à disposição para que o processo de transição aconteça de forma tranquila e amigável.

Questionado sobre as prioridades do início do seu governo, Braide afirmou que a saúde é o primeiro item do seu plano de governo.

“Nossa prioridade de gestão é a saúde. Por isso vamos agir de forma muito rápida para colocar parcerias em andamento já nos primeiros dias”.

O futuro prefeito deu o exemplo da Santa Casa que, segundo ele, possui 400 leitos e 11 de UTI’s equipadas, mas que não estão sendo utilizadas. Citou também a Maternidade Maria do Amparo, que realizava cerca de 200 partos por dia, mas está de portas fechadas.

Segundo Braide, a partir de 2021 duas unidades estarão disponíveis para atendimento da população de São Luís. Ele garantiu também que vai ampliar as parcerias com o Hospital Aldenora Belo e a Apae de São Luís.

Sobre educação, Braide afirmou que esse é um dos maiores desafios para o ano que vem.

“Nós teremos um ano dobrado, teremos que dar toda carga horária e o ano letivo do ano que vem, mas repor tudo o que foi perdido esse ano por conta da pandemia", declarou.

Em relação a presença dos alunos nas escolas, Braide disse que, nos primeiros meses, pretende reformar as escolas para que todas tenham condições necessárias para receber alunos e professores com segurança.

Em relação ao sistema remoto, o futuro prefeito declarou já estar fazendo um levantamento para ver a possibilidade da prefeitura oferecer tablets com internet para os alunos.

Já sobre mobilidade urbana, Braide declarou que vai investir nos corredores metropolitanos em parceira com os outros municípios da Grande São Luís.

“O governo federal tem recursos exclusivos para investir na mobilidade urbana das áreas metropolitanas e é isso que eu vou buscar. Parcerias com os outros três perfeitos para que a gente vá a Brasília buscar recursos para implantar, tirar do papel o corredor metropolitano da nossa ilha”, disse Eduardo Braide.

Questionado sobre atenção básica, o prefeito eleito disse que é necessário primeiro colocar para funcionar o que já existe.

“Nós temos mais de 50 unidades básicas de saúde. Mas a Unidade Básica de saúde da Vila Nova República, por exemplo, tá fechada. Não está funcionando. Nós temos que botar para funcionar bem, colocar os medicamentos, toda equipe médica, enfermeiro, dentista, tudo o que prevê o programa de estratégia de saúde da família.”

Ainda sobre o assunto, Braide disse que São Luís só tem 110 equipes de estratégia de saúde da família e que, segundo as recomendações do Ministério da Saúde, pelo número de habitantes, São Luís deveria ter 273 equipes, no mínimo.

Eduardo disse ainda que vai abrir novas oportunidades de emprego na área da saúde e garantiu a implantação das clínicas da família. Prometeu também o compromisso com a classe artística ludovicense.

“Cultura é emprego, é renda e aliada ao turismo é a forma mais rápida de se gerar emprego. Eu assumi um compromisso de nos implantarmos um calendário cultural anual”

Sobre a situação de poluição das praias da capital, Braide destacou que a prefeitura vai fazer a sua parte interrompendo as ligações clandestinas de esgotos na rede de galeria de água de drenagem da chuva da prefeitura.



Fonte:G1MA


Comentários