Governo disponibiliza CT da Beira Mar para testes da Covid-19 em pessoas com doenças crônicas

 

Reprodução

Já está disponível CT para pessoas com doenças crônicas poderem fazer o agendamento para realização do teste rápido de detecção da Covid-19 no Centro de Testagem,  (CT) da Beira Mar. O atendimento precisa ser agendado pelo aplicativo ‘Procon MA’, site do Procon (www.procon.ma.gov.br) ou pelo Disque Saúde (3190-9091). 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), são consideradas doenças crônicas as seguintes enfermidades: doenças cardiovasculares, respiratórias, diversos tipos de câncer, entre outras. “A testagem da população tem sido um dos pilares do Governo do Maranhão no combate à pandemia e agora podemos oferecer à comunidade que tem doenças crônicas este espaço para realização de testes rápidos. Ampliamos a testagem e, com isso, o acesso a uma estratégia importante”, afirmou o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Marcos Grande. 

Serão agendados 100 atendimentos por dia, das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados. É obrigatório apresentar um documento que comprove a doença crônica, como por exemplo, laudo médico, receituário, passe livre e declaração. Além destes, é preciso apresentar documento oficial com foto e cartão do SUS.

“Foi de grande importância estender o perfil do Centro de Testagem da Beira Mar para pessoas com doenças crônicas, sendo este um público que precisa de uma atenção especial. Foi organizado todo um fluxo desde a marcação até seu atendimento no local, com segurança e agilidade no resultado”, garantiu a diretora do CT da Beira Mar, Lícia Warwick Dourado Trinta. 

O Centro de Testagem, localizado no anexo do Viva Beira Mar, foi inaugurado pela Secretaria de Estado da Saúde no dia 23 de março e é administrado pela EMSERH. Antes o local era exclusivo para profissionais da saúde e da segurança. Desde a inauguração até outubro, foram realizados 27.757 testes no local.

Comentários