Duarte assina carta-compromisso com a Assistência Social de São Luís



O candidato à Prefeitura de São Luís Duarte (Republicanos) assinou na última sexta-feira (23) carta-compromisso com a Assistência Social de São Luís. O encontro com os candidatos a prefeito foi promovido pelos fóruns estadual e municipal dos trabalhadores e trabalhadoras do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), fóruns estadual e municipal dos usuários e usuárias do SUAS e Fórum Estadual das Entidades e Organizações de Assistência Social.

O objetivo do Encontro foi o de manifestar apoio ao fortalecimento da municipalidade e ao enfrentamento dos desafios para manutenção das políticas públicas sociais, em particular a Política de Assistência Social, a qual compõe o tripé da seguridade social brasileira, instituída por meio do SUAS.

“Me sinto honrado em contribuir e reafirmar com estes profissionais desta área tão importante para a manutenção e ampliação dos direitos sociais. Reforço a nossa responsabilidade com as políticas públicas de assistência social de São Luís, junto a entidades da área”, destacou o candidato Duarte.

Entre as demandas em destaque estão: ampliar os direitos sociais e o reconhecimento da assistência social como política pública de seguridade social; consolidar o SUAS regulamentado com padrões de qualidade, critérios republicanos de alocação de recursos, transparência e controle social; garantir orçamento necessário para a política de assistência social e garantir que os CRAS e CREAS tenham instalações próprias e adequadas e ampliar seus números de unidades.



“Foi muito importante a participação do candidato, porque demonstra o interesse e a preocupação em ouvir as pessoas, ouvir os movimentos para que se possa construir uma cidade melhor para todos nós. E a política de assistência social é uma política que trabalha com a maioria da população do município, com as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade. Por isso ela precisa de um olhar diferenciado, colocar como prioridade no orçamento público de São Luís”, destacou Benigna Martins Almeida, conselheira do Sindicato de Assistentes Sociais do Estado do Maranhão (SASEMA).

Propostas

Duarte ainda reforçou seu empenho com a temática destacando propostas para o desenvolvimento social e combate à pobreza, como:

- Criação do Auxílio-Municipal para garantir renda mínima às pessoas em situação de extrema pobreza.

- Programa “Mais Creche” para beneficiar mensal e individualmente crianças de 0 a 3 anos de idade em situação de vulnerabilidade socioeconômica o acesso e a permanência em escolas de educação infantil.

- Implementar programa para a oferta de doações de cestas básicas, entre outros.



Comentários