Duarte aposta em cultura e turismo para impulsionar geração de emprego e renda em São Luís

 

Divulgação: Duarte realiza evento para apresentar propostas para geração de emprego e renda

O candidato à Prefeitura de São Luís Duarte (Republicanos) teve como um dos primeiros compromissos desta quarta-feira (7) o Bora Resolver, realizado no Armazém da Estrela, no Centro Histórico. Dessa vez, o diálogo foi sobre “emprego e renda” e ações conjuntas nas áreas da cultura e turismo para estimular a economia da capital.

Duarte tem reiterando sobre as prioridades de sua possível gestão. Ele projeta investir 50% de todo o orçamento municipal nas áreas da Saúde e Educação. No entanto, sem descuidar de todas as outras áreas, e a cultura e o turismo, segundo ele, receberão forte investimento para fomentar a economia da cidade.  

"A indústria do entretenimento é a 3ª que mais gera emprego e renda no mundo. Existe toda uma cadeia produtiva que vive e consome em razão dos eventos. Por isso, nós vamos expandir o calendário de eventos, de janeiro a dezembro. Nós vamos reduzir os impostos da rede hoteleira de 5% para 2% e vamos criar também as áreas de livre cultura e turismo, onde será possível realizar eventos, além das 2h da manhã, realizar festivais, fazer com que a nossa cidade entre no calendário dos grandes eventos. Vamos divulgar fortemente a cidade de São Luís fora do país, pra trazer mais consumidores, trazer mais turistas e, assim, claro, gerar mais emprego e renda."

Ele comentou ainda que não somente as secretarias de Cultura e Turismo serão ocupadas por alguém técnico, mas também por quem entenda de gestão, independentemente de partido. “Todas as minhas indicações, absolutamente todas, serão técnicas”, garantiu.

Local do Bora Resolver Emprego e Renda, o Armazém da Estrela, que existe desde 2020, tem como proprietário Fred Brandt. Ele comentou sobre a discriminação que ainda existe contra produtores culturais e artistas que vivem de sua arte e do empreendedorismo que fomenta essa rede de entretenimento.  

“Às vezes a gente é visto até como criminoso. A gente só está gerando empregos. Aqui, no Armazém, 50 pessoas trabalham na noite. E que muitos armazéns surjam, não só no Centro, mas por toda a cidade, pois não temos a intenção de sermos sozinhos. Venho acompanhando o Duarte. Ele tem sensibilidade e sabe que a cultura e o turismo têm muita importância”, comentou o empresário.

Divulgação: Ouvindo diversos setores, Duarte construiu plano de propostas para São Luís

Propostas

• Construir área destinada ao lazer, cultura e ao turismo gastronômico com o incentivo a bares e restaurantes, onde atualmente funciona o Terminal da Praia Grande.

• Construir um terminal no Anel Viário e transformá-lo em um verdadeiro shopping de serviços, da mesma que os demais.⠀

• Construir um Centro de Convenções Municipal no Cais da Alegria. ⠀

• Reformar o Mercado Central.⠀

• Criar áreas de livre cultura e turismo para incentivar a realização de congressos, excursões, eventos culturais e festivais – que se estendam até o amanhecer, como já acontece em Fortaleza e Recife.⠀

• Organizar um calendário estendido de eventos que dure todo o ano.⠀

• Reduzir o ISS de 5% para 2% para a rede hoteleira, além da taxa de iluminação pública.⠀

Estiveram presentes empresários, comerciantes, produtores musicais, como Paulo Siqueira, além dos candidatos a vereadores Batista Matos, Wesley Sousa, Josenildo, Ivanzinho, Tiririca, Newton e Gustavo do Papo. 

Nesta quinta-feira (8), o candidato Duarte (Republicanos) segue com a seguinte agenda de campanha:

8h - Caminhada na Vila Itamar 

9h30 - Sessão na Assembleia 

16h - Caminhada no Anjo da Guarda

20h - Lançamento da candidatura a vereador de Gustavo do Papo



Comentários