Semu promove II Encontro de Gestoras de Políticas Públicas Municipais para Mulheres

A Secretaria de Estado da Mulher (Semu) realizou, na última sexta-feira (14), na Casa da Mulher Brasileira, o II Encontro de Gestoras de Políticas Públicas Municipais para Mulheres do Estado do Maranhão.


O encontro reuniu representantes de mais de oitenta  municípios, entre Conselheiras, Secretárias, e Coordenadoras de políticas para mulheres de todas as regiões do estado. Durante o evento, a Secretária de Estado da Mulher e deputada, Ana do Gás, apresentou o Plano Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, um amplo planejamento estratégico que será entregue ao governador Flávio Dino.


 De acordo com a secretária, o objetivo do Plano é nortear as políticas públicas na perspectiva do fortalecimento da autonomia econômica, social, cultural e política das mulheres maranhenses.


"O encontro de gestoras é um evento de grande importância para execução das políticas para as mulheres nos municípios, além de fortalecer e ampliar a participação política das mulheres nos espaços de poder e decisão.



O Plano de Políticas Públicas para as Mulheres do governo Flávio Dino, visa a erradicação da violência de gênero, respeitando as diversidades, de orientação sexual e identidade de gênero, e o que nós estamos fazendo hoje aqui, é ouvindo, para que todas as reivindicações e propostas das gestoras municipais sejam contempladas", pontuou Ana do Gás.


Ampliação

Durante sua fala, a secretária ainda informou que o governador Flávio Dino, irá implantar mais quatro unidades da Casa da Mulher Brasileira, no estado fortalecendo ainda mais, o combate a violência e aumentando a proteção às maranhenses.


A Semu é responsável por formular Plano Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, visando o enfrentamento das desigualdades e a defesa de direitos das mulheres. A equipe da secretaria fez uma ampla apresentação das diretrizes que norteam o plano e como devem funcionar em parceria com os Organismos Municipais de Políticas para as Mulheres, as (OPMs), em cada município.










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