Governo inicia campanha de doação de sangue: saiba como participar




Hemomar inicia programação de incentivo à doação de sangue (Foto: Julyane Galvão)

Com o tema “Solidariedade é a nossa festa. Doe Sangue. Salve vidas!”, o Governo do Maranhão iniciou, na quarta-feira (13), a programação de incentivo à doação de sangue no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar). O objetivo da ação é reforçar a importância da doação regular para manter os estoques de sangue abastecidos no estado, também, no carnaval.

A ação, executada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), contará com coletas internas e externas em faculdades, órgãos públicos e igrejas. A atividade prossegue até o dia 28 de fevereiro. Cerca de 180 pessoas procuram diariamente o Hemomar para doação de sangue. No período que antecede as festas momescas, o órgão registra queda de até 40% nas doações.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, convoca a população para doar sangue. “No Maranhão, criamos estratégias que viabilizam o atendimento em saúde em condições adequadas de prevenção, educação e tratamento. E, assim, com o apoio e participação da população, a gente vai melhorando a oferta dos serviços de saúde por todo o estado”, destacou.

É a 12ª vez que Jesus Gonçalves Batista, morador da Vila Fialho, repete o gesto da doação de sangue. “Faço isso porque as pessoas precisam e não me custa ajudar, é tão simples, não é?”, disse. Para Alicia Jaciara Lobo Carvalho, doadora desde os 16 anos, a solidariedade é a sua principal motivação. “Eu tenho amor pela vida e não custa nada ajudar alguém. Não tem sensação melhor que essa”, destacou a manicure.

Niarles Pereira resolveu retribuir o gesto que desconhecidos realizaram por sua família. “Eu faço doação desde 2014, pois minha avó precisou [de sangue]. Pessoas que nem me conheciam doaram para ela – Isso me comoveu. Decidi ajudar outras pessoas também”, disse.

O Hemomar realiza parcerias com instituições públicas e privadas para coleta. “Estamos fazendo agendamento de doações de grupos. Quando temos um número expressivo de doadores, estamos indo até os locais que solicitaram o serviço. E também para aqueles que se sentirem tocados, que venham fazer a doação. É simples. Não demora e não tem efeitos colaterais”, explicou a coordenadora do setor de captação do Hemomar, Socorro Ferreira.



Hemomar inicia programação de incentivo à doação de sangue (Foto: Julyane Galvão)

Empresas e comunidades interessadas em fazer a coleta externa precisam solicitar o agendamento com antecedência na Coordenação de Coleta Externa, por meio do telefone (98) 3216-1124. Outra modalidade é o atendimento de grupos no hemocentro. O agendamento em grupo pode ser feito pelo telefone 3216-1134.

Além do Hemomar, em São Luís, existem Núcleos de Hemoterapia localizados nas cidades de Imperatriz, Balsas, Santa Inês, Caxias, Pedreiras, Pinheiro e Codó. Na capital, os interessados contam com o Hemomar, localizado na Rua Cinco de Janeiro, s/n, bairro da Jordoa. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 12h.

Para doar sangue

– Estar em boas condições de saúde;
– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam de autorização;
– Pesar no mínimo 50 kg;
– Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
– Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
– Não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
– Apresentar documento oficial com foto;
– Não ter colocado piercing ou tatuagem (somente poderá doar sangue após 12 meses);
– Não ter feito endoscopia, no período mínimo de seis meses;
– Entre uma doação e outra é necessário respeitar o intervalo para reposição de ferro pelo organismo, mulheres devem aguardar 120 dias, nos homens o período compreende 90 dias.

Programação

Dia 16 – Coleta externa na Igreja Batista Shalon do Cohatrac IV
Dia 20 – Coleta externa na Faculdade Estácio de Sá
Dia 21 – Coleta externa na Procuradoria Geral de Justiça do Maranhão
Dia 23 – Coleta externa na Igreja Batista Maanaim, na Cidade Operaria
Dia 27 – Coleta externa na Maternidade Benedito Leite
Dia 28 – Coleta externa no Tribunal de Contas do Maranhão

Comentários